Jornalista, Vereador, DJ e Comunicador Samuel Pereira, realizando um Resgate da História de Descoberto e deixando um legado para o futuro

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Publicado: 20/12/2022
Última atualização: 20/12/2022
Autor: Giovani Braz Alves Trombini (netdescoberto@yahoo.com.br)




Samuel Pereira, o DJ Samuka, Jornalista é Vereador da Câmara Municipal de Descoberto, DJ e Comunicador

O descobertense Samuel Pereira, mais conhecido como DJ Samuka, além de Vereador da Câmara Municipal de Descoberto, Jornalista Formado, Comucador, Radialista e tantas coisas mais, é também um amante da cidade de Descoberto. Em suas horas vagas, que são poucas, já que está sempre envolvido com vários projetos, ele continua pensando em formas de divulgar nossa cultura, nosso povo, enfim e visando resgatar causos e histórias passadas aqui em Descoberto ele criou um novo projeto, um Podcast, visando resgatar e eternizar o cotidiano de Descoberto. Visando incentivar e colaborar com este projeto, o qual julgamos ser de um valor expressivo para Descoberto, estaremos acompanhando e divulgando aqui em nossas páginas, ao mesmo tempo em que aproveitamos para parabenizar ao Vereador, DJ, Comunicador, Radialista e descobertense Samuel Pereira, por tão brilhante trabalho jornalístico. Estaremos publicando as atualizações com links para que todos possam ter acesso, também através do site DescobertoNet. E agora, vamos deixar para que ele mesmo se apresente e fale deste novo projeto:

"Meu nome é Samuel Pereira, filho de Descoberto, jornalista formado e comunicador. A idéia deste podcast surgiu no desejo de falar das coisas de nossa terra, as histórias, os contos que formam nossa comunidade, desde de pequeno escutava minha avó Aurora, falando da família, de como foi criada, na Grama, outra hora era meu avô Sebastião Fria, que também contava as passagens de sua vida e isso me fazia imaginar, os locais as pessoas as situações.
Percebi com o tempo, já no início da faculdade, que as histórias mais antigas estavam se acabando, pois como nos tempos antigos elas eram contadas, dos mais velhos aos mais novos. Nas minhas pesquisas, percebi que a História do Municipio de Descoberto, ela é passada oralmente, encontramos poucos relatos escritos sobre o município.
Fiz o primeiro podcast, através de uma pesquisa que tinha feito para a matéria de documentário do curso de jornalismo. Este projeto foi apresentado de forma interna, somente para o curso. Tenho o desejo de fazer um documentário sobre Descoberto, mas é para um futuro próximo.
O primeiro podcast surgiu desta pesquisa, onde relato a vinda do Barão de Langsdorff, que em 1824 passou por nossa cidade e deixou relatos de como estava a mineração de ouro na “Descoberta Nova”, em seu diário.

O segundo foi para entendermos como era a nossa sociedade naquele tempo, pois temos o conto, que nos é falado, sobre a doação de terras feita pelo Sr Luiz de Souza Lima, com as explicações do Professor e Historiador Antônio Henrique, entendemos mais, sobre como eram doadas as terras, as pessoas que aqui residiam, colonos, índios e negros.

PODCAST: A SANTÍSSIMA TRINDADE DO DESCOBERTO

https://youtu.be/DvfrUao5TzM <-- Clique aqui para ver

PODCAST: UMA PARTE DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE DESCOBERTO

https://youtu.be/ZHjFcR89WpE <-- Clique aqui para ver

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

odos os direitos reservados www.descobertonet.com.br - 2013  - Giovani Braz Alves Trombini