Prefeitura Municipal de Descoberto promoveu Concurso de Poesias sobre a cidade

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Publicado: 29/08/2022
Última atualização: 29/08/2022
Autor: Giovani Braz Alves Trombini (netdescoberto@yahoo.com.br)



César Defilippo (Zé Gute) e a Diretora de Educação Eva Eli no Concurso de Poesias

O Departamento Municipal de Educação, juntamente com o Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Descoberto-MG, Adm. 2017/2024 - "Trabalho e Desenvolvimento, compromisso com todos" Promoveu um Concurso de Poesias enaltecendo a cidade e o que nela existe de melhor. No Sábado, 27/08/2022, foram apresentados e julgados os trabalhos. O evento foi realizado na Escola Municipal Prefeito Paulo Lima e contou com a presença, dentre outros, do Vice-Prefeito Eduardo Antônio Amorim Batista (Du Cabeleireiro) representando a Administração Municipal, Vereador Samuel Pereira, o DJ Samuka, representando o Poder Legislativo e várias outras pessoas dos mais variados segmentos municipais, professoras (es), pais de alunos, alunos de nossas escolas e pessoas em geral. Quem também esteve presente foi Raul Furiatti Moreira, Descobertense, Escritor, Autor de dois livros, grande referência cultural do município.

Na oportunidade nosso prezado amigo César Defilippo, morador em Astolfo Dutra, neto de André Defilippo, que aqui residiu há muitos anos atrás, oriundo da Itália, lançou mais um livro de trovas, intitulado "Trovas por Provas de Amor". Zé Gute, como é conhecido, integrou a equipe de Jurados que julgou os trabalhos e ao final do evento, assinou os livros, que foram adquiridos por alguns dos participantes do evento.

Dentre as pessoas que falaram, Dra. Solange Amino, agradeceu a todos pela oportunidade de participar com sua poesia e disse esperar que mais eventos como estes possam acontecer no município. O Vice-Prefeito Eduardo Amorim, cumprimentou todos os participantes e parabenizou a Diretora de Educação do município, Eva Eli Pereira e ao Diretor de Cultura e Turismo, Gui Teixeira, prometendo que a Administração Municipal irá apoiar outros eventos como este, que visam incentivar o desenvolvimento intelectual de todos. O Vereador Samuel Pereira, também participou com uma poesia e se disse muito feliz, ressaltando que a Educação abriu-lhe as portas para que conquistasse a realização de seus anseios, além de enfatizar a responsabilidade de falar diante de Professoras que fizeram parte de sua vida estudantil, como Carolina Sica, Salústia Maria Furiatti Moreira e Rita de Cássia Coutinho Dias, dentre outras, que estavam prestigiando o evento. O Poeta "Zé Gute" (é assim que gostamos de chamá-lo), também fez uso da palavra e manifestou a sua satisfação em participar do evento, atuando como jurado e tendo a oportunidade de lançar o seu livro aqui em Descoberto, onde tem grandes amigos e onde seu avô morou, quando veio do país da Bota (Itália). Por fim, a Diretora da Escola Estadual Francisco Manuel, Júlia Nogueira Lima Arvellos, mãe da "Manu", vencedora da categoria 1, fez uso da palavra e além de cumprimentar todos pela organização do evento, falou de sua satisfação em poder incentivar os filhos a desenvolver talentos como estes, para escrever poesias. Segundo Júlia, Manuela desde a mais tenra idade já demonstrava aptidões para escrever poemas.

Outro ponto a se destacar foi a belíssima e emocionante declamação de Francisco Heleno de Castro, o Chiquinho, do Hino Nacional Brasileiro, algo raríssimo de se ver. Demonstrando total conhecimento da letra, Chiquinho não se perdeu em momento algum na difícil tarefa de declamar nosso hino e foi muito aplaudido por todos.

A apresentação do evento ficou a cargo de Gui Teixeira, Mestre de cerimônia, que soube conduzir com "brilho" este momento tão importante para a cultura local. Gui Teixeira, além de grande músico é também Diretor de Cultura e Turismo do município e falou de sua satisfação em poder propiciar momentos como este.

A Diretora Municipal de Educação, Eva Eli Pereira também falou e destacou a importância desta iniciativa, prometendo que eventos culturais são muito importantes e possibilitam a descoberta de talentos locais, abrindo-lhes as portas para mostrar seu trabalho. Eva Eli disse que brevemente teremos mais eventos culturais no município.

Não podemos deixar também de falar sobre a parte musical, que contou com a bela voz e o talento de nosso grande ícone musical, Professor de música e um dos nossos maiores ícones culturais, Marcelo Xavier, que mais uma vez, cantou e encantou a todos.

Dentre as 9 poesias julgadas, em suas respectivas categorias, Manuela Nogueira Lima Arvellos, aluna do 5º Ano, conquistou o 1º lugar na categoria 1 (Alunos do 5º ao 7º ano), com a Poesia "Cidade Acolhedora", a qual publicamos abaixo na íntegra:

"CIDADE ACOLHEDORA"
Autora: Manuela Nogueira Lima Arvellos


Essa cidade

é muito bela.

Qualquer pessoa pode vir,

seja ele ou seja ela.

 

Os lugares

são muito lindos

e as comidas

muito gostosas.

 

Os eventos são divertidos:

carnaval, Mês de Maria

e o Café com Broa

Divertem qualquer pessoa!

 

Na praça

os tons de verde

irão predominar

e na Serra do Relógio

Um mar de morros irá apreciar.

 

Nas ruas

pessoas vão te cumprimentar

e, quando menos perceber,

amigos você vai ter.

 

A rua

é muito calma...

o silêncio

toca sua alma.

 

Cidade melhor não tem.

Essa tem

é pra muito mais!

Esse é o nosso Descoberto, Minas Gerais.

 

Na categoria 2 (Alunos do 8º ao 3º Ano), o vencedor foi Guilherme Freitas Muniz, aluno do 1º ano do Ensino Médio, com a Poesia "ReDescoberto". Confira:


"REDESCOBERTO"
Autor: Guilherme Freitas Muniz


Um passado meu, e um pressente de muitos,

Num pedacinho de terra isolado

Onde alguns diriam ser "o meio do nada"

Mas nunca realmente foi...

Pelo menos não pra mim!

 

Numa cidadezinha

Há um local chamado Cachoeira

Lá tive minha infância amada

Ooh! Linda inocência!

Ainda com a ignorância de um garoto, lembro pensar

Que havia de fato uma queda d'água ali, em algum lugar.

 

Quem diria que,

A "Descoberta Nova", hoje uma incrível cidade

Nascida da necessidade de um precioso minério

Viria a ser rica não por conta de suas jazidas de ouro,

Mas por se tratar de um local de visível e oculta beleza.

 

Apesar de ter estado ausente por muito tempo,

Nem as brisas ou os ventos

Puderam sequestrar

As coisas que sinto por esse lugar.

 

E você, casual transeunte

Ou mesmo mais velho residente,

Convido-lhe a ver

Não abrindo, mas fechando seus olhos

Tudo o que você já pssou

Histórias felizes ou tristes, de qualquer lugar do mundo

 

Muitas dessas histórias minhas estão aqui

Num lugar onde, quando for velho, quero poder estar

Um local que, antes desses, outros versos me fez poder pensar

Nessa Descoberto pude me redescobrir!

 

A Categoria 3 (Descobertenses residentes na cidade ou de Coração) apresentou como vencedor a Poesia "Descoberto", de Joni Lammas, que por motivo de ter show no mesmo dia e horário, não pôde estar presente. A premiação lhe será entregue posteriormente.


"DESCOBERTO"
Autor: Joni Lammas

Descoberto, te descobrindo

Ouço cidade a cantar

Um canto de todas as vozes

Pra todas as raças ecoa no ar.

 

Respiro do ar o alento

Que emana das matas

Minha calma refaz.

Um verde profundo em teus montes

Transformam a cidade em um hino de paz.

 

Descoberto cidade aberta

Terra de gente boa.

A vida corre tranquila

E as horas não passam

Se eu fico à toa.

 

Respiro profundo

O encanto do mundo

Vejo beleza de perto.

Janelas me olham,

As portas se abrem

Sou descoberto.

 

Vem, morena,

A praça está cheia

E a lua quer te ver.

A noite é fria,

Estou descoberto,

Mas me aqueço em você.

 

Clique nos links abaixo e veja todas as FOTOS E VÍDEOS deste evento:

Concurso de Poesias - Realização: Deptº Educação e Deptº de Cultura e Turismo - Prefeitura Municipal de Descoberto-MG - Adm. 2017/2024 - "Trabalho e Desenvolvimento, compromisso com todos" - Sábado, 27/08/2022

 

 

 

 

   

 

 

odos os direitos reservados www.descobertonet.com.br - 2013  - Giovani Braz Alves Trombini