Notícias importantes do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento da Prefeitura Municipal de Descoberto

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Publicado: 22/04/2018
Última atualização: 22/04/2018
Autor: Giovani Trombini (netdescoberto@yahoo.com.br)


Recebemos algumas informações importantes da Diretora de Meio Ambiente e Saneamento Básico da Prefeitura de Descoberto, Sra. Letícia Alves e estamos publicando na íntegra o conteúdo destas informações de extrema utilidade no município de Descoberto:

1 - O Departamento Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, firmou convênio com o Sindicato Rural de Descoberto e SENAR e estarão oferecendo Cursos para Trabalhador Agrícola na Fruticutura, Convencional, de 21 à 25/05/2018. Também haverá o Curso de Trabalhador em Serviços de Promoção e Apoio a Saúde e Construção de Fossa Séptica Ecológica, nos dias 13, 14 e 15/06/2018.

As inscrições e também maiores informações sobre todos estes cursos, poderão ser obtidas com Mário Gonçalves, no Sindicato Rural de Descoberto ou através do Telefone (32) 3265-1740.

 

2 - O Departamento de Educação Ambiental do MInistério do Meio Ambiente informou que o Departamento de Meio Ambiente e Saneamento da Prefeitura de Descoberto foi selecionado na 1ª Etapa da Chamada nº 1/2017 do Projeto Salas Verdes. Clique no link www.facebook.com/salaverdemma, cole no seu navegador e confira a mensagem recebida pelo Departamento de Meio Ambiente e Saneamento de Descoberto, do Ministério do Meio Ambiente.

O projeto "Sala Verde" coodenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação Ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados a questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta da atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção a sustentabilidade.

O Projeto Sala Verde possui atualmente 357 salas espalhadas por todo o país. As instituições participantes do projeto est//ão distribuídas em quase todos os estados e no Distrito Federal. Estão localizadas, em sua maioria,, em Prefeituras Municipais, Secretarias de Meio Ambiente, Secretarias de Educação, Institutos Federais e Universidades, mas também em Conselhos Gestores de Unidades de Conservação (UCs) e Organizações não Governamentais.

A região Sudeste possui o maior número de Salas Verdes no país, com o total de 129. Na região Sul, são 88 Salas cadastradas e no Nordeste são 81 unidades. A região Centro-Oeste possui 34 Salas Verdes e a região Norte, 25 espaços. Para conhecer melhor onde se localizam as Salas Verdes, acesse a seção Salas Verdes no Brasil.

A participação no Projeto Salas Verdes é realizada por meio de Editais lançados pelo Departamento de Educação Ambiental. O resultado do projeto saiu dia 10 passado. Confira abaixo:



 

3 - No dia 09/04/2018, a Diretora de Meio Ambiente e Saneamento da Prefeitura Municipal de Descoberto, Sra. Letícia Alves Arrichete, acompanhada de representantes da Polícia Militar do Meio Ambiente, IEF - Instituto Estadual de Florestas, Departamento Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Descoberto e Secretaria de Meio Ambiente de São João Nepomuceno, realizaram visita de Monitoramento a Reserva Biológica Represa do Grama, onde foi feita Fiscalização em trilhas de caça ilegal na reserva. Logo abaixo registramos através destas fotos, esta visita tão importante:



 

 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Todos os direitos reservados www.descobertonet.com.br - 2013  - Giovani Braz Alves Trombini